Search

4 curiosidades sobre a história de Dubrovnik, na Croácia


Cenário de filme, apelido carinhoso e patrimônio da humanidade são alguns dos fatos curiosos da história de Dubrovnik (imagem: Pixabay)

Uma coisa é certa: a história de Dubrovnik, na Croácia, é cheia de fatos interessantes. Você sabia, por exemplo, que muitas cenas de Game of Thrones foram gravadas por lá? Ou que a cidade é conhecida pelo apelido de “pérola do Adriático”?


Sim! Tudo isso faz parte da história de Dubrovnik, mas ainda tem muito mais. Continue com a leitura e descubra mais curiosidades sobre a região!


1. Dubrovnik é cenário de Game of Thrones


Sem dúvidas, uma característica recente da história de Dubrovnik é o fato da cidade ter sido cenário de diversas cenas de Game of Thrones. Aliás, ela ficou ainda mais famosa depois das filmagens da série.


Um dos cenários mais famosos é a Torre de Minčeta, localizada em um dos pontos mais altos das muralhas. Ela aparece na cena da segunda temporada em que Daenerys tenta recuperar os dragões roubados.


Já na Escadaria Jesuíta foi gravada uma das passagens mais marcantes da série, quando Cersei caminhou nua em meio à multidão.


2. É conhecida como a “pérola do Adriático”


Outro aspecto interessante sobre a história de Dubrovnik: a cidade é conhecida como a “pérola do Adriático”. De fato, toda a costa da Croácia fica em frente ao Mar Adriático, que tem águas cristalinas e ilhas paradisíacas.


Embora a origem seja incerta, muitos consideram que apelido possa ter relação com a definição dada pelo escritor Bernard Shaw: “se quiserem ver o paraíso na Terra, venham a Dubrovnik”.


Por conta de sua posição, clima ameno, construções e belezas naturais, a região também era chamada de “Atenas eslava”.


3. Está entre os destinos populares da Europa


Especialmente depois da série Games of Thrones, Dubrovnik está entre os destinos mais populares da Europa. De acordo com uma reportagem da Reuters, em 2018 a cidade recebeu mais de 4,2 milhões de visitantes — considerando apenas aqueles que se hospedaram ao menos por uma noite.


Impressionante, não é mesmo?


E a fama não é à toa, pois Dubrovnik tem praias deslumbrantes, um visual incrível, restaurantes e hospedagens de excelência e uma riqueza histórica sem precedentes.


4. Tem muralhas e fortes ao redor da cidade


Por conta da posição geográfica e da história de Dubrovnik, toda a parte antiga da cidade é rodeada por uma grande muralha. Ela percorre um trecho de 1.940 metros e ao longo dela existem 6 fortes — Lovrijenac, Revelin, Minčeta, Bokar, St. John e St. Lucas.


Outro fato curioso é que a Muralha de Dubrovnik foi construída por volta do século 13 e até hoje é muito bem preservada. Aliás, tanto a muralha e seus fortes quanto a cidade antiga fazem parte da lista de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.


Viu só quanta coisa legal sobre a história de Dubrovnik? Sem dúvidas, ela deve fazer parte do seu roteiro de viagem na Croácia. Então, entre em contato com a gente e saiba como aproveitar bem a sua visita pela região e outros lugares interessantes do país!

306 views
  • Facebook Social Icon

+381 60 417-8876

viagemnacroacia@gmail.com

© 2020 by Viagem na Croácia.