Search

Carnaval na Europa: saiba como é a folia na Croácia!


Uma famosa folia de carnaval da Europa acontece em Rijecki, na Croácia. Imagem: Valter Stojsic/Croatia Tourism

Assim como no Brasil, o carnaval na Europa tem música, carros alegóricos, fantasias e atrai multidões desde os tempos medievais. Um dos destinos mais famosos para curtir a festa é a Croácia, especialmente na baía de Kvarner, na costa do mar Adriático e ao norte do país.


Embora sejam semelhantes de certa forma, existem também muitas diferenças entre as folias brasileira e a croata. Para você ter uma ideia, os festejos por lá duram cerca de um mês, entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira semana de março, diferente do que acontece no Brasil. A seguir, conheça algumas características curiosas do carnaval na Croácia!


Concurso de Rainha e procissões


De fato, as celebrações carnavalescas mais populares na Croácia acontecem em Kvarner, mais precisamente na cidade de Rijeka. Lá, são realizados o concurso de rei e rainha e a entrega das chaves da cidade para os foliões, evento tradicional do Carnaval na Europa.


Perto desse município, em Kastav, um antigo desfile também é organizado pelos moradores, evento conhecido como Zvončari e que pode ser traduzido por “tocadores de sinos”. Alguns homens se vestem com longas capas feitas com a pele de ovelhas, usam máscaras e carregam sinos.

A ideia é espantar maus espíritos e dar as boas-vindas para a primavera, tudo de uma maneira bem simbólica e bonita. Aliás, essa festa é considerada um dos patrimônios culturais da humanidade pela Unesco.


Paradas, carros alegóricos e fantasias


Se no Brasil estamos acostumados a acompanhar os desfiles nos sambódromos ou seguir o trio elétrico dos blocos, na Croácia as pessoas participam de inúmeras paradas, algo bastante comum durante o carnaval na Europa.


A Parada Internacional de Carnaval é a mais popular no país e ocorre em Rijeka. Na mesma cidade, as crianças também têm uma festa própria. A folia ainda tem música, mas samba, pagode e axé passam longe dela.


Além disso, é possível ainda ver alguns carros alegóricos bem coloridos e festivos, mas bem menores do que os modelos apresentados na Sapucaí, por exemplo. E, claro, os foliões dão um show com suas fantasias originais e divertidas!


Zvončari é um tradicional desfile do carnaval da Croácia para espantar os maus espíritos. Imagem: Croatia Tourism

Queima do “culpado”, zumba e baile das máscaras


Outras regiões croatas também organizam suas próprias festas. Em Pula, município conhecido por abrigar construções romanas, como o Anfiteatro e o Arco dos Sérgios, os foliões fazem a tradicional queima de “Pust”.


Durante o evento, uma espécie de boneco feito de palha que representa todos os problemas do último ano é queimado. Isso simboliza um tipo de liberação para a chegada da primavera e o fim do inverno.


Já Split oferece uma série de eventos musicais e culturais, incluindo aulas de dança como zumba, tango e salsa. Por sua vez, Dubrovnik é bastante famosa por conta do baile de máscaras pelas ruas da parte mais antiga da cidade.


Sem dúvidas, o carnaval na Europa tem muitas atrações, especialmente na Croácia. Além de curtir a folia, você ainda pode aproveitar para desbravar as belezas naturais e os lugares históricos do país. Ficou interessado? Então, entre em contato com a gente para agendar a sua próxima viagem de Carnaval!

51 views
  • Facebook Social Icon

+381 60 417-8876

viagemnacroacia@gmail.com

© 2020 by Viagem na Croácia.