top of page
Search

Croácia no inverno vale a pena? Veja 7 motivos para visitar o país


Croácia no inverno
Viajar para a Croácia no inverno é uma ótima oportunidade de curtir as atrações da época mais fria do ano. Imagem: freestocks.org on Unsplash


Na hora de planejar uma viagem pode surgir uma dúvida bem comum: é melhor visitar a Croácia no inverno ou no verão? De fato, esse é um destino famoso durante os meses mais quentes da Europa, que ocorrem entre junho e agosto. Porém, tem muita coisa legal para fazer no país nas épocas mais frias.


Entre os meses de dezembro e fevereiro a neve costuma surgir e transformar de uma forma incrível a paisagem da região, especialmente nas áreas montanhosas. As cidades também ganham um charme especial e inúmeras atrações. A seguir, confira 7 razões para você viajar para a Croácia durante o período de inverno!


1. Oportunidade de curtir a neve


Se você acha que não tem nada para fazer na Croácia no inverno, saiba que está muito enganado! Para começar, é nessa época que em muitas regiões do país costuma nevar.


E uma coisa é certa: ver a neve cair pela primeira vez é algo maravilhoso! Dá uma sensação de que você foi transportado para um lugar mágico. Neve também é sinônimo de diversão para o viajante, especialmente para quem nunca viveu essa experiência.


2. Ver os Lagos Plitvice congelados


Por falar em lugares mágicos e nevados, o parque nacional dos Lagos Plitvice fica simplesmente lindo durante o inverno. Dependendo do clima, alguns lagos e cascatas congelam, formando cenários que parecem ter saído de um filme.


Também é interessante ver a transformação da natureza. Grande parte das árvores perdem as folhas e seus galhos são cobertos por milhares de flocos de gelo.


É possível que algumas trilhas estejam fechadas por questões de segurança, mas a visita vale muito a pena de qualquer forma. Não perca, pois esse é um dos mais famosos pontos turísticos da Croácia!


3. Praticar esportes de inverno


Visitar a Croácia no inverno também é uma oportunidade de curtir esportes específicos para essa época do ano, como esqui e snowboard. Um dos melhores locais para praticá-los é a região montanhosa de Gorski Kotar, que fica próxima ao parque dos Lagos Plitvice.


Em Zagreb, também é possível esquiar ou praticar snowboard. Para tanto, vá até a montanha de Medvednica, onde funciona a estação Sljeme. Caso seja a sua primeira vez, não se preocupe, pois nos dois lugares você pode encontrar instrutores e até alugar as roupas e os equipamentos necessários.


4. Patinar no gelo em pistas incríveis


Outro motivo pelo qual vale a pena viajar para a Croácia no inverno é que você pode patinar no gelo em pistas incríveis. Uma das mais bonitas fica em Zagreb, na praça Rei Tomislav, e funciona durante todo o mês de dezembro.


A pista central está localizada em frente à galeria Art Pavilion, mas a secundária segue uma trajetória ao redor de toda a praça. Aliás, depois de patinar, vale a pena visitar o museu e prestigiar algumas obras dos artistas da região.



Croácia no inverno
Pista de patinação no gelo na praça Rei Tomislav. Imagem: Davor Rostuhar/Croatia Tourism


5. Economizar com a viagem


Ao contrário do que acontece no Brasil, o período de alta temporada na Croácia é entre os meses de junho e agosto, durante o verão europeu. Então, ao escolher viajar para o país no inverno, você poderá economizar com algumas despesas.


De modo geral, é viável encontrar passagens aéreas, hotéis e até mesmo tours com preços mais em conta, dependendo da sua programação.



6. Visitar mercados de Natal na Europa


É durante o inverno que acontecem os famosos mercados de Natal na Europa e a Croácia tem alguns dos melhores. Diversas cidades do país tem uma programação específica, mas os maiores ficam em Zagreb, Dubrovnik e Split.


Cada um deles tem suas próprias atrações. Em geral, elas incluem apresentações de música, dança e teatro, brincadeiras para crianças, esportes de inverno e barraquinhas onde são vendidas comidas típica.


7. Experimentar o melhor da gastronomia


Por falar em comidas típicas, o viajante que opta por conhecer a Croácia no inverno poderá experimentar alguns dos tradicionais pratos da região que são comuns durante os meses em que faz frio.


Um dos mais saborosos é o sarma, feito com folhas de repolho e carne moída bem temperada. Já a kobasica é uma linguiça que pode ser preparada com carne de porco, de vaca e até de javali.


Para esquentar, aposte em bebidas como o vinho e o chocolate quentes. Se você gosta de doce, experimente uma sobremesa chamada fritule, uma massa frita com calda de chocolate ou baunilha por cima.


Com tantas boas razões para conhecer a Croácia no inverno, o que você está esperando para marcar a sua viagem? Entre em contato com a gente e venha aproveitar o que de melhor o país tem a oferecer!



10,656 views0 comments
bottom of page